9 de nov de 2010

Gênesis 1- Você ja leu um dia atentamente?

1  No princípio criou Deus os céus e a terra. 
2  A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 
3  Disse Deus: haja luz. E houve luz. 
4  Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. 
5  E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. 
6  E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. 
7  Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi. 
8  Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo. 
9  E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi. 
10  Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom. 
11  E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi. 
12  A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 
13  E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. 
14  E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos; 
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi. 
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. 
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. 
19 E foi à tarde e a manhã, o dia quarto. 
20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu. 
21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. 
22  Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra. 
23 E foi à tarde e a manhã, o dia quinto. 
24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi. 
25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 
27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 
28  Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. 
29  Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. 
30  E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. 
31  E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. 

Muitas vezes as pessoas me dizem, padre Damásio é muito complicado entender a bíblia, eu ja postei aqui algumas formas de se estudar as escrituras, mas se você leu este capítulo acima, saiba que já leu um capítulo inteiro, que tal agora pegar na sua bíblia e ler novamente, seja qual for a versão.
O início , a criação, tudo o que você puder imaginar, um único livro da bíblia já tem, inclusive a promessa que de uma mulher, nasceria aquele que pisaria a serpente.
Você vai encontrar Abraão, no deserto quando aparece o sacerdote Melquisedeque e Abraão é abençoado dizimizando.
Que tal começar pelo começo? Pelo livro de Gênesis, leia um capítulo que seja por semana, eu duvido que você, vai ler tão demoradamente, pois você irá querer avançar e por conseguinte, quando se der conta, já terá lido todo o Gênesis.
Paz e bem a todos.
+Pe Damasio
http://www.youtube.com/watch?v=zH67NTL_AZs