11 de ago. de 2009

OS GRANDES APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO



SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Muito se debate, sobre a primazia de Pedro sobre os demais , apóstolos. O próprio São Paulo, já dizia, uns dizem –Eu sou de Pedro, outros eu sou de Paulo.
Cada pessoa tira suas interpretações, as vezes pelo ensinamento desta ou daquela corrente religiosa. Mas no geral as pessoas apregoam, algo que torna os demais(fora de suas doutrinas) em erro no que crêem.
Não há motivo algum para o não cumprimento das palavras de JESUS, tu és Pedro e sobre ti edificarei a minha igreja.São Mateus 16-18.
Ora pois, eu já quando seminarista, SEMPRE RECORRI A BIBLIA, pedindo inspiração de Deus, pois os próprios professores, narram a seu modo de ver.
Quem era Pedro? UM simples pescador, que foi repreendido por Jesus, chegou ao ponto de negar o SENHOR três vezes, na noite da agonia de Cristo. Porém quando chegou o dia de Pentecostes, isto depois de Cristo subir aos céus, veio o ESPIRITO SANTO.
Tomou a todos, cerca de 120 pessoas que ali estavam em JERUSALÉM, pois quem lê as escrituras, sabe claramente que NOSSO SENHOR foi claro, ficai em JERUSALEM, até que do alto sejais revestidos de poder.
A bendita mãe do Senhor também estava presente, o que houve a seguir?
São Pedro, se põe em pé diante da multidão e prega com toda autoridade, já não era mais aquele Pedro que negou Jesus Agora como uma ROCHA, uma Pedra, sem medo evangeliza e edifica a Igreja, pois naquele dia, três mil almas se converteram a Jesus, formando ali a Igreja. Já haviam pessoas que criam em Jesus, até mesmo em Roma, pois os sinais e milagres, juntamente com o evangelho, estavam já se espalhando, mas a IGREJA de fato foi edificada ali no dia de PENTECOSTES, depois disto, vieram concílios, Diáconos, enfim tudo o que sabemos de organização.
Esta é uma verdade incontestável, pois a IGREJA, não é construção material, prédio, etc., igreja e povo de DEUS que se consolidou e foi edificado a partir da pregação de São Pedro, movido pelo ESPIRITO SANTO.
São Paulo se convertera depois no caminho de Damasco , quando o Senhor se mostrou a ele este caiu no chão e ficou cego três dias, sendo que DEUS ordenou a um homem chamado ANANIAS que lhe impusesse as mãos e este o fez, então Paulo teve seu nome mudado e enxergou pela imposição de mãos de Ananias( Atos dos apóstolos 9:17) . Claro ficou que Deus mandou Ananias, não São Pedro, como em ate em um filme aparece, Pedro impondo as mãos sobre Paulo, isto foge do contexto bíblico.
Paulo teve o grande mérito de levar o evangelho aos Gentios, ou seja a todos nós, porque foi através de Paulo que o evangelho chegou até nos, isto todos sabemos.
A questão também que a bíblia narra sobre Paulo repreender a PEDRO , o que foi citado em uma de sua epístolas, mostra ajustes que estavam sendo feitos, pois os cristãos , ficavam divididos entre as leis de Moisés e o próprio Apostolo Paulo, teve um desacordo com Barnabé e cada foi evangelizar para um lado.
A Igreja se multiplicava, já no livro de atos, vamos encontrar termos como BISPOS, PROFETAS, presbíteros anciões, enfim a Igreja edificada, que se espalhava, tanto que O Apostolo São Paulo, esteve preso em sua própria casa que alugara e onde pregava o evangelho em Roma, escrevendo depois suas cartas(epistolas) sendo a primeira aos romanos e escreveu a varias igrejas, o último livro da bíblia, escrito por São João , quando este estava recluso na ilha de Patmos, a voz divina falava com citações aos anjos(lideres) das igrejas , que juntos formavam e formam a grande Igreja de Cristo, cuja cabeça é Ele mesmo e nos, membros do corpo, Isto tudo você que lê a bíblia já sabe.
Grande foi o papel de Pedro, de Paulo e todos os santos, pois sem eles nem a bíblia teríamos.
No ano 311 Constantino Imperador Romano,institiui a Igreja como Romana, até então era IGREJA CATÓLICA (CRISTÃ UNIVERSAL) como Igreja oficial de Roma, cedendo inclusive os templos pagãos , para ter a simpatia do povo.
Eu creio na sucessão apostólica, se Pedro morreu em Roma ou não, em nada altera a nossa fé e chamado de Deus, pois historicamente isto não é fato comprovado, nem mesmo que ele esteve algum dia em Roma, isto não há uma referencia bíblica.
Eu já fui até criticado algumas vezes por pregar o ECUMENISMO, não sincretismo religioso, isto deve ser respeitado sim, mas nós cristãos , deveríamos pautar nossas vidas no exemplo dos Santos Apóstolos, a sucessão que todos nos sacerdotes temos, cremos que chegue até São Pedro, ou a outros apóstolos, porém o grande perigo no campo espiritual é o EXTREMISMO.
A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo sempre foi Católica(cristã universal) Apostólica, por seguir os ensinamentos dos apóstolos, que foram muitos, vejam que Paulo foi Apostolo sem ter conhecido Jesus, enquanto este estava na terra.Ela se tornou Romana no ano 311 DC. Mas o que isto muda em nossa vida cristã? Nada, absolutamente nada. A igreja depois disto teve cismas, sim, o grande cisma do Oriente, depois muitos anos depois o protestantismo, que começou com um padre Martinho Lutero na Alemanha.
Por isto os irmãos protestantes, saibam que só são cristãos, porque havia a Igreja Católica, já dividida no mundo, com a Igreja Ortodoxa e assim o evangelho continuou.
Houveram erros? Sim muitos , de todos os lados. A inquisição, que matou vidas e vidas e que não foi apenas católica, houve também a inquisição protestante.
E onde ficariam nisto Pedro e Paulo se vivo estivessem?
Pedro, um homem que após receber o Espírito Santo, ate sua sombra curava os doentes, Paulo que chegou em um lugar e as pessoas se ajoelharam diante dele, de imediato repreendeu dizendo Não façais isto, ajoelhem se apenas diante de DEUS, somos homens comuns iguais a vos. Certamente que muito diferente agiriam os grandes Apóstolos, poderiam divergir, mas zelariam pelo maior dos dons que o próprio São Paulo escreveu em I corintios 13, tudo passara, menos o dom maior,o AMOR.
Igreja alguma na terra pode deter poder, quando isto houve, a graça foi retirada e até mortes em nome da religião. A Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, foi anunciada ao mundo no Monte Calvário, no exato momento da Morte de Nosso Senhor, pois nesta hora, rasgara-se o véu do santuário e edificada no dia de PENTECOSTES, querendo você ou não, ela não é minha, não e sua , é do povo de DEUS, é o povo de DEUS, no mundo todo que esta sobre a graça do Espírito Santo.
Lendas, contos, estórias, fabulas, acredita quem quiser, pois todos tem o livre arbítrio, eu porém fico com as palavras de Josué: Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Estamos na nova Aliança, o Novo Testamento que professamos na Eucaristia, o preço já foi pago, o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que está assentado a direita de Deus Pai Todo Poderoso.
Ou ainda vamos ficar dizendo Eu sou de Paulo, ou Eu sou de Pedro?
Daqui a pouco alguém volta a dizer que a terra é quadrada.
O povo de Deus diz:Maranata "Ora vem Senhor JESUS."


Esta foto em minha primeira estada em Israel, onde se acredita, ter sido a casa de São Pedro, muito abaixo do solo atual claro.