7 de ago de 2010

Semana do Padre e dos pais, a sabedoria um legado divino

Dia dos Pais





Provérbios 4:10,16


Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.




No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.




Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás.




Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.




Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.




Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.




Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.




+Palavra do Senhor.



Esta semana, fiz menção a este texto de provérbios, pois muitos já me ouviram falar o versículo 16, sem entenderem que isto está na bíblia, ou seja: Pessoas sem Deus, não dormem se naquele dia não fizerem tropeçar alguém, senão fizerem o mal, abra sua bíblia e leia o capítulo inteiro se possível de Provérbios 4.

Encontramos neste texto no versículo 11 a maior herança que um pai , pode deixar ao seu filho ,a busca pela sabedoria e retidão.

Existem pessoas muito simples, mas que tem uma sabedoria imensa, isto provém de Deus, a retidão, por isto somos chamados por Deus a amar a repreensão.

Nesta semana dos pais, também tivemos o dia do Sacerdote(4 de Agosto) que é um pai para os seus fiéis, independente de sua idade.

O melhor legado aos pais, padres e todos que tem uma missão desta natureza é ensinar a busca pela retidão, tendo a sabedoria que provém de Deus.

Meu Pai, que já está com Deus, deixou a minha família , uma lição que nunca esqueceremos, pois todos que frequentam as missas que celebro, sempre souberam que meu pai foi alcoolatra, até o dia em que entregou sua vida a Deus, em uma celebração carismática, desde este dia meu pai, não pos um gole de alcool na boca, viveu por décadas uma vida cristã, recentemente , final do ano passado, eu ouvi de uma pessoa em Santa Catarina a seguinte frase, seu pai, era um homem sábio. Contive minhas lagrimas, pensei... poxa meu pai, que cresceu na roça, pouco estudou, mas mesmo antes de ter se libertada da bebida, teve coisas que sinceramente, hoje sei que foram uma grande herança.

Eu aos onze anos de idade, ganhei um grande presente. Sabe o que? Um emprego, sim um emprego em meio período, onde poderia estudar, trabalhava e ainda tinha tempo , para jogar bola, andar de bicicleta(a primeira que tive comprei usada) e acima de tudo meu pai sempre foi claro, jamais pegue uma moeda que não é sua. Me recordo do dia em que caiu uma bola linda em nosso quintal, ficamos felizes...até o momento que papai viu e nos obrigou , ir casa por casa até acharmos o dono da bola. Ali meu pai mostrava a nós o caminho da sabedoria.

Após se converter, meu pai, de imediato foi batizado no Espírito Santo, passou a auxiliar homens de Deus, nunca, nunca ouvi uma reclamação de meu pai. Quando Deus começou a nos abençoar financeiramente, meu pai comprou um fusca, la ia ela para as fazendas com um outro ministro, sempre obedecendo,abençoando as pessoas, recolhendo prendas, que eram usadas em bazares na época, até o dia em que um sacerdote, disse a partir de agora, nós só iremos incentivar o dízimo, pois este sim trás a bençao por completo.

Mesmo eu estando no ministério, tinha liberdade de falar qualquer coisa com meu pai, qualquer assunto sem rodeios, o que mais me tocou foi no dia de sua morte, pois ele esperou, sim pasmem, esperou eu chegar de Araraquara até Curitiba, para descansar no Senhor e eu que ali ao entrar ouvi falar meu nome. Partiu em paz, deixou um legado a sabedoria.


Ame seus filhos, de o melhor de si, mas saiba que eles são feitos para o mundo e nada vai substituir uma vida convertida a Deus.

Como Sacerdote, eu tenho filhos na fé no mundo todo, peço que Deus me ajude a ser pai de todos, com amor e retidão.

Meu Bispo é como um pai, sereno, sábio, porém firme e guerreiro pela obra de Deus.

Juntos , vamos dizer:




“Tudo é do Pai, toda honra e toda glória é dele a vitória, alcançada em minha vida” Tudo é do Pai”